Seja bem-vindo ao nosso site institucional, onde buscamos fornecer informações claras e acessíveis sobre exames médicos. Neste texto, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a Retossigmoidoscopia.
O que é:
A Retossigmoidoscopia é um exame menos “invasivo ” que a Colonoscopia, pois não tem como objetivo avaliar todos os seguimentos do intestino grosso. Na Retossigmoidoscopia o Endoscopista avalia somente o reto e o cólon sigmoide.
A Anuscopia é um exame que é realizado com um Anuscopio rigido geralmente descartável . É um exame para investigação de doenças orifíciais como Hemorroidas, fissuras, neoplasia do canal anal, fístulas e abscessos.
A Anuscopia é solicitada quando se tem uma suspeita forte de alteração no próprio canal anal. Pois, a colono e a Retossigmoidoscopia flexível não tem a mesma acuracia para diagnóstico de lesões nesse local.
Por que a Retossigmoidoscopia é realizada?
Geralmente esse exame é solicitado quando o paciente tem alguma queixa “baixa” como sangramento retal (hematoquezia) ou dor, ou sensação de evacuação incompleta.
Muitas vezes o médico solicita além da Retossigmoidoscopia a Anuscopia para avaliar possíveis patologias do canal Anal.
A Retossigmoidoscopia e a Anuscopia são exames que não precisam de sedação pois são bem tolerados pelo paciente e também não precisam de preparo completo do cólon como é na Colonoscopia.
O paciente muitas vezes deve fazer somente uso de um phosfoenema no dia do exame.
O ideal é sempre entrar em contato com setor onde será realizado o exame para se certificar do preparo adequado.
Como é realizada a Retossigmoidoscopia?
Antes do exame, é necessário uma preparação adequada, que pode incluir uma dieta específica e o uso de laxantes prescritos pelo médico.
Durante a Retossigmoidoscopia, o paciente é posicionado de lado ou deitado em uma maca. O médico introduz cuidadosamente o retossigmoidoscópio flexível no ânus e o guia até o reto e o cólon sigmoide. O aparelho é equipado com uma câmera na ponta, permitindo que o médico visualize as imagens em tempo real em um monitor.
Durante o exame, o médico pode colher amostras de tecido para biópsia ou remover pólipos se necessário. Essas amostras serão enviadas para análise laboratorial posteriormente.
Riscos e cuidados pós-retossigmoidoscopia
A Retossigmoidoscopia é considerada um procedimento seguro, mas como qualquer exame médico, existem riscos potenciais. Alguns dos riscos e complicações possíveis incluem sangramento, perfuração do intestino, reação alérgica a medicamentos utilizados durante o procedimento e infecção.
Após a retossigmoidoscopia, é normal sentir algum desconforto abdominal e ter gases. Em geral, os pacientes podem retomar suas atividades normais após o exame, mas é importante seguir as orientações médicas quanto à alimentação e repouso.
Conclusão
Esperamos que este texto tenha esclarecido suas dúvidas sobre a Retossigmoidoscopia. É um exame importante para a avaliação do reto e do cólon sigmoide. Se você tiver alguma preocupação ou precisar de mais informações, recomendamos entrar em contato com nossa equipe médica especializada, que estará à disposição para ajudá-lo.
A Sigla CDTAG é uma marca da empresa Best Saúde LTDA – CNPJ 40.548.725/0001-33
Todos os direitos reservados